Adequação das Atividades Econômicas

meio ambiente

Adequação das Atividades Econômicas

Status: concluído

Este programa permitiu a recomposição das atividades comerciais em geral, com destaque ao setor de extração de areia, seixo, argila e as atividades industriais de produção de cerâmica, especialmente telhas e tijolos. Para isso, a Investco destinou recursos para a avaliação das jazidas existentes e para pesquisa de jazidas fora da área do reservatório, bem como de jazidas subaquáticas.

Foram cadastrados os estabelecimentos urbanos e rurais das áreas direta e indiretamente afetadas pelo empreendimento e definidos os tratamentos a serem efetivados. Foi ainda realizado um levantamento junto ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e municípios, sobre os direitos dos produtores nas áreas diretamente afetadas. Para isso, foi feita a avaliação dos bens afetados e oferecida a negociação segundo a opção de cada interessado.

Grande parte dos tratamentos negociados foram indenizações referentes às jazidas que foram inundadas. Na Região de Palmas, foi disponibilizada uma área e implantado um canal no lago, para servir de porto de areia para oito dragueiros explorarem as jazidas subaquáticas, de onde o minério é retirado e comercializado para uso na construção civil.