Objetivo
O Programa Anual de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor Elétrico tem como objetivo buscar inovações para enfrentar os desafios tecnológicos e mercadológicos das empresas de energia elétrica.
Recursos financeiros
O Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Lajeado Energia, em cooperação com a Investco e em atendimento aos Procedimentos do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento — PROP&D foi aprovado pela Resolução Normativa n.º 754, de 13 de dezembro de 2016, visando dar transparência e divulgação aos projetos realizados. O Saldo da Conta de P&D e informações sobre os projetos em execução foram disponibilizados, concluídos pela empresa e comprometidos pela ANEEL em 2023.
Saldo da Conta de P&D em 31 de Dezembro de 2023:
Projetos P&D em andamento
Atualmente, a usina de Lajeado participa de importantes e estratégicos projetos P&D em andamento, seja como empresa proponente ou cooperada. Dentre eles, pode ser citado o projeto P&D Pecém H2V – Desenvolvimento de Roadmap e projeto piloto de H2 no Complexo do Pecém. Dentre os objetivos do projeto, já foi desenvolvida e implantada a planta piloto em escala de MW – 1,25MW e 250 Nm3/h, na Usina do Pecém. Como resultado, foi produzida, em Dezembro/22, a primeira molécula de hidrogênio verde em escala de MW na América Latina.
Além disso, Lajeado colabora em três projetos em andamento referentes a soluções em mobilidade elétrica, submetidos e aprovados a partir da Chamada Pública n° 22, divulgada pela ANEEL em 2019. Os temas dos projetos envolvem eficiência energética e inserção/integração de fontes de energias renováveis na mobilidade elétrica; mobilidade elétrica de veículos leves, superleves e pesados; compartilhamento/desenvolvimento de infraestrutura e armazenamento de energia voltado para mobilidade elétrica.