edp news

EDP patrocina apresentação do pianista português Pedro Burmester, na Sala São Paulo

Monday 18, February 2013

Evento, que faz parte das comemorações do Ano de Portugal no Brasil, será gratuito e aberto ao público

o próximo dia 21, quinta-feira, às 20h30, a Sala São Paulo, um dos grandes pontos culturais de São Paulo, será palco para o concerto de um dos maiores pianistas português da atualidade Pedro Burmester.
 
O evento, com entrada gratuita e aberto ao público, promovido pelo Consulado Geral de Portugal em São Paulo e pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, conta com o patrocínio da EDP no Brasil, empresa do Grupo EDP Energias de Portugal. 
 
Durante o concerto, que também terá a participação especial do jovem pianista brasileiro Pablo Rossi e faz parte das comemorações do Ano de Portugal no Brasil, serão apresentadas peças de Johann Sebastian Bach, Franz Shubert, Frédéric Chopin, Heitor Villa-Lobos, Darius Milhaud, Aaron Copland e Bernardo Sassetti. A obra Suíte Scaramouche, de Darius Milhaud, será executada por Burmester e Rossi, em uma interpretação a dois pianos.
Os ingressos já se encontram disponíveis para retirada na bilhetaria da Sala São Paulo. A disponibilidade está sujeita à lotação do local.
 
SERVIÇO
 
Pianista Pedro Burmester com participação especial do brasileiro Pablo Rossi
Data: 21 de fevereiro
Hora: 20h30
Local: Sala São Paulo - Pça. Júlio Prestes, 16
Classificação Indicativa: a partir de 8 anos
Ingresso: Entrada franca, disponíveis na bilheteria da Sala São Paulo
 
Programa (sujeito a alterações)
 
I Parte
 
- Franz Schubert - Improvisos op. 90
- Frédéric Chopin -Andante Spianato e Grande Polonaise Brilhante em Mi Bemol maior op.22
- Darius Milhaud – Suíte Scaramouche para dois pianos
 
Intervalo 20 minutos
II Parte
 
- Bernardo Sassetti – O Sonho dos Outros       
- Heitor Villa-Lobos - Bachianas Brasileiras nº4
- Johann Sebastian Bach - Partita em Si Bemol Maior, BWV 825
- Aaron Copland - El Salón México
 
Sobre Pedro Burmester
 
Sua carreira teve início aos 10 anos de idade e, desde então, já realizou mais de mil concertos solos, com orquestra e em diversas formações de música de câmara, em Portugal e no exterior. Ganhou diversos concursos importantes, como os prêmios Moreira de Sá, a 2º edição do Vianna da Motta e a categoria especial do júri no Concurso Van Cliburn, nos Estados Unidos.
 
Participou em todos os festivais de música portugueses e já tocou em parceria com os maestros Manuel Ivo Cruz, Miguel Graça Moura, Álvaro Cassuto, Omri Hadari, Gabriel Chmura, Muhai Tang, Lothar Zagrosek, Michael Zilm, Frans Brüggen e Georg Solti.
 
O pianista português dedicou-se também à música de câmara. Mantém há alguns anos um duo com o pianista Mário Laginha e atuou com os violinistas Gerardo Ribeiro e Thomas Zehetmair, com os violoncelistas Anner Bylsma e Paulo Gaio Lima e com o clarinetista António Saiote. Formou um grupo de pianos e percussões que tem atuado com grande sucesso em diversos festivais e concertos em Portugal.
 
Sua discografia inclui três CDs solo com obras de Bach, Schumann e Schubert, um em duo com Mário Laginha, três gravações com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, um CD solo com obras de Chopin, outro com as dez sonatas para violino e piano de Beethoven com o violinista Gerardo Ribeiro.
Foi diretor artístico e de educação na Casa da Música, projeto que ajudou a criar e a implementar. Atualmente, além da sua atividade artística, é professor na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) no Porto, na Escola Profissional de Música de Espinho e na Universidade de Aveiro, todas em Portugal.
 
Sobre Pablo Rossi
 
Iniciou seus estudos musicais aos seis anos, em Florianópolis. Um ano mais tarde já havia conquistado seu primeiro prêmio, o IV Concurso Jovens Intérpretes de Lages-SC. Depois disso, vieram inúmeros concursos nacionais e internacionais, em países como Argentina e Espanha.
 
Apresentou-se como solista com importantes orquestras, como a Orquestra de Câmara do Kremlin, Orquestra de Câmara de Moscou, Orquestra Sinfônica de Kirov, Sinfônica do Estado de São Paulo e Sinfônica Brasileira. Aos 11 anos lançou seu primeiro CD e, em 2006, o CD “Pablo Rossi – Live at Steinway Hall”, gravado ao vivo em Londres.
 
Aos 23 anos, Pablo Rossi concluiu a graduação e mestrado de piano no tradicional Conservatório Tchaikovsky, na classe da renomada pianista Elisso Virsaladze, recebendo o prestigioso Diploma Vermelho.
 
Com nota máxima e destacado com distinção entre os seis melhores de um grupo de mais de sessenta pianistas de todo o mundo, Rossi é o primeiro catarinense a se formar naquele tradicional Conservatório e entra para um seleto grupo de músicos que possui esse título no Brasil.?