edp news

EDP realiza transposição de peixes na Usina de Mascarenhas

Quinta-feira 02, Maio 2013
A EDP, empresa do Grupo EDP Energias de Portugal, realiza entre os dias 03 e 18 de maio, a transposição manual de peixes na Usina de Mascarenhas, localizada no Rio Doce, no município de Baixo Guandu, Noroeste do Espírito Santo. A ação permite a continuidade do ciclo natural de reprodução e um total controle das espécies que estão sendo transpostas, evitando a passagem de peixes exóticos que podem competir e até causar a escassez dos animais nativos.

Durante o processo, os peixes são capturados a jusante do barramento pelos pescadores utilizando apetrechos de pesca como tarrafas, redes e anzol. Após a captura, os peixes são imediatamente colocados no barco dentro de uma caixa de isopor com aeração e transportados até a região onde se encontra uma equipe técnica, que é responsável por identificar as espécies, marcar, medir e transferi-lás para uma caixa de fibra própria para transporte de peixes. 

Após a avaliação e depois de ter certeza sobre as boas condições físicas dos animais, a caixa de fibra é  içada com auxílio de um guindaste posicionado em cima do barramento e os peixes são soltos novamente no rio, onde irão completar o seu ciclo natural de reprodução.

“A transposição manual dos peixes permite que o Grupo EDP colabore para a preservação e a conservação da ictiofauna nativa da região. Ao identificarmos os animais com uma marca, podemos fazer um monitoramento e controle das espécies nativas da região”, destaca o diretor de Operação e Manutenção da Geração da EDP, José Cherem Pinto.

Neste ano, a EDP irá realizar três campanhas de transposição de peixes na localidade, sendo a primeira já concluída no mês de fevereiro. 

A transposição manual da Usina de Mascarenhas faz parte da política de sustentabilidade da Empresa, que é publicamente reconhecida como modelo de referência no Brasil, e é resultado de um denso estudo do na área de influência do empreendimento que visou apontar alternativas de manejo dos recursos pesqueiros na região. 
?
?