edp news

EDP permanece pelo 7º ano consecutivo na carteira do ISE

Sexta-feira 30, Novembro 2012
A EDP no Brasil (ENBR3), empresa do Grupo EDP Energias de Portugal, está presente pelo 7º ano consecutivo no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.

O anúncio da oitava carteira do ISE foi feito ontem, 29, pela BM&FBOVESPA e vai vigorar de 7 de janeiro de 2013 a 3 de janeiro de 2014. A nova carteira reúne 51 ações de 37 companhias. Das 37 empresas da carteira atual, 35 foram selecionadas também para a nova. Elas representam 16 setores e somam R$ 1,07 trilhão em valor de mercado, o equivalente a 44,81% do total do valor das companhias com ações negociadas na BM&FBOVESPA (em 26/11/2012).

O indicador é composto por empresas que apresentam um elevado comprometimento com a sustentabilidade e a responsabilidade social. A EDP no Brasil é uma das 14 empresas que autoriza a abertura das respostas do questionário, opção que passou a ser vigorada no ano passado.

Sustentabilidade e Inovação são fundamentos que a EDP aplica em toda a cadeia de valor, pois acredita que para se ter práticas sustentáveis a Companhia tem que ser inovadora. Os Princípios de Desenvolvimento Sustentável do Grupo que orientam sua estratégia e a Inovabilidade marcaram a rotina da gestão da sustentabilidade da EDP no Brasil. A EDP tem implementado uma séria de ações para mobilização de seus colaboradores e executivos, com o objetivo de disseminar a cultura de buscar diariamente a solução para os seus desafios de forma inovadora e com benefícios ao meio ambiente.

O ISE tem por objetivo refletir o retorno de uma carteira composta por ações de empresas com alto grau de comprometimento com práticas de sustentabilidade empresarial e governança corporativa. A carteira se aproxima do seu limite, que atualmente é de 40 companhias. Esse fato incentiva as empresas a se empenharem mais para permanecer no índice e amplia a diversificação da carteira.

Metodologia
O processo do ISE passou a contar, neste ano, com a auditoria e Asseguração da KPMG para conferir credibilidade aos seus procedimentos. Foram convidadas para participar da nova carteira as 183 companhias que detinham as 200 ações mais líquidas da Bolsa em dezembro de 2011. Destas, 45 empresas se inscreveram para participar do processo concorrendo ao ingresso na carteira e 5 na qualidade de treineiras, buscando se preparar para os próximos anos.