edp news

Usina passa por auditoria interna

Quinta-feira 03, Fevereiro 2011

Foi realizada, nos dias 25 e 26 de janeiro, na UHE Luís Eduardo Magalhães, a auditoria interna de manutenção das certificações da ISO 14001 e OHSAS 18001.

 

O objetivo da auditoria é atender as disposições legais e as diretrizes implantadas pelo comitê gestor do SGI - Sistema de Gestão Integrada, quando são verificadas as conformidades legais, as ações preventivas e o bom andamento do sistema. Para o auditor Geraldo Goulart, engenheiro eletricista, especializado em engenharia de segurança, a auditoria interna é "uma verificação se o sistema está em andamento".

 

A certificação determina auditorias interna e externa a cada seis meses, alternadamente. As áreas auditadas são as de meio ambiente, saúde e segurança e trabalhista, entre outras. Segundo Goulart, "a certificação não impõe nada, apenas confere se o empreendimento segue as normas já existentes. De acordo com o consultor, "sempre vai haver pontos para corrigir ou modificar, pois é um processo de melhoria contínua. O objetivo é reduzir ao máximo as inconformidades e é isso que estamos fazendo".

 

O gerente de Operação e Manutenção, Adélcio Pereira, destaca que "as certificações obtidas demonstram o comprometimento da empresa com toda a legislação e não apenas a do setor elétrico". Não existem pontos mais importantes dentro da auditoria. Segundo Adélcio, "tanto os procedimentos de segurança quanto de tratamento ambiental e a gestão documental têm o mesmo grau de importância".