edp news

Investco e Instituto Ethos juntos pelas práticas anticorrupção

Quarta-feira 01, Dezembro 2010
Foi realizada, pelo Instituto Ethos, em parceria com a Investco, no dia 24 de novembro, a oficina Diálogos sobre práticas empresariais anticorrupção. O evento também foi apoiado pela EDP, Enerpeixe, Celtins, Controladoria Geral da União (CGU) e Escritório das Nações Unidas Sobre Drogas e Crime (UNODC).

O objetivo do encontro foi orientar as empresas da cadeia de valor do Grupo EDP para a adoção de boas práticas ligadas à integridade e à prevenção e ao combate à corrupção. Cerca de 50 pessoa participaram do evento. Na ocasião, estiveram presentes o diretor do Instituto EDP, Pedro Sirgado, a assessora da Diretoria do Instituto EDP, Marilena Gonçalves, o diretor adjunto José Figueiredo e a especialista Sara Goulartt, ambos da Direção e Sustentabilidade e Ambiente da EDP - Energias de Portugal. O evento também contou com a participação de representantes de prefeituras, empresas ligadas ao setor elétrico, organizações sociais e fornecedores de material da Investco e da Enerpeixe.

O consultor do Instituto Ethos, José Luiz da Silva, abordou temas como integridade organizacional e a busca de mecanismos contra a corrupção. Através de dinâmicas, os participantes debateram sobre formas de impedir a corrupção nos mais variados níveis.

Pedro Sirgado, diretor do Instituto EDP ressaltou a importância de uma postura correta dos funcionários para a manutenção da imagem da empresa. Sirgado também apresentou meios utilizados pela EDP para zelar pela integridade da empresa, como o Código de Ética, que inibe atitudes desvirtuadas. Para ele, "é importante manter a transparência para combater a corrupção".
O pano de fundo das oficinas foi a publicação "A Responsabilidade Social das Empresas no Combate à Corrupção", lançada em 2009 em uma parceria entre o Instituto Ethos, a CGU, o UNODC e o Grupo de Trabalho do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção.