edp news

Investco realiza Enduro a Pé na Serra do Lajeado

Terça-feira 21, Setembro 2010

Foi realizado no dia 12 de setembro, na Serra do Lajedo, a 3ª etapa do Circuito Tocantinense de Enduro a Pé 2010. O circuito é patrocinado pela Investco desde sua primeira edição, em novembro de 2005.

  

O enduro, realizado em Áreas de Preservação Ambiental (APA), promove um momento em que apreciadores da natureza podem unir a aventura de um rally de regularidade a pé e a preservação do meio ambiente. Um trabalho de preservação é feito durante toda a competição. Uma das obrigações dos competidores é recolher o lixo que encontrem no percurso.

Essa etapa contou com subidas de morros, travessias de rios e de áreas devastadas. Para Diego Sommer, o organizador do evento, é importante proporcionar uma atividade em que os competidores tenham contato com a natureza. "Este ano, fizemos questão de escolher um roteiro que passasse por dentro de áreas queimadas para alertar as pessoas do perigo dos incêndios e mostrar como eles destroem o cerrado".

Além de patrocinar, a Investco participa com duas equipes compostas por colaboradores e pessoas ligadas à empresa, a Sem Direção e a Canelas de Siriema.

Saiba mais - Enduro a pé

O objetivo dos competidores é realizar um percurso pré-determinado pela organização em trilhas pelo cerrado. São fornecidas planilhas com indicações de velocidade média a serem seguidas, distâncias e detalhes. Os competidores devem seguir as orientações e passar por pontos de controle no tempo certo. A distância a ser percorrida normalmente é de aproximadamente 10 km. 

Ao longo do percurso existem vários postos de controle, que verificam se as equipes estão seguindo a risca o percurso e anotando o tempo de passagem pelo local. Cada segundo atrasado ou adiantado tira pontos da equipe. Ao final, a equipe com menos pontos perdidos será a vencedora.