edp news

Letras de Luz finaliza atividades no Tocantins

Quinta-feira 03, Dezembro 2009

Teatro


Finalizando as atividades do Letras de Luz deste ano, foi apresentada nos dias 24, 25, 26 e 30 novembro, nas escolas públicas dos municípios de Brejinho de Nazaré, Lajeado, Palmas e Porto Nacional, respectivamente, a peça teatral "Um Homem Célebre", incentivando o hábito da leitura através do teatro, da música e da literatura.

 

 

A peça teatral, tirada do conto de Machado de Assis, conta a história de Pestana, um compositor clássico de grande auto-estima, que se lamenta por ser um conhecidíssimo compositor de polcas. Sua ambição e obsessão em compor uma obra-prima o leva a envergonhar-se de sua popularidade e permanentemente frustar-se por seus resultados, sempre entrevado em sua casa.

 

 

Nas capacitações teatrais realizadas ao longo deste ano, a proposta é que o grupo formado a partir das oficinas criasse peças a partir da adaptação de textos literários já selecionados pela equipe do projeto. As apresentações circularam então pelas cidades participantes, promovendo não só o contato com essa linguagem artística, como também com a obra literária que lhe serve de base. É literatura nos palcos, no dia-a-dia da escola e ao alcance das bibliotecas públicas.

 

 

De acordo com Francine Melissa, integrante da peça, todo um trabalho de pesquisa foi feito a partir do perfil psicológico de cada personagem, da época e do autor da obra. "Pegamos-nos lendo outras obras de Machado, pesquisando sobre o assunto para podermos passar o mais próximo possível a mensagem do autor. Foi muito gostosa essa etapa da oficina, além de poder apresentar todo esse estudo e ser reconhecido, por isso é muito gratificante", afirma Francine.

 

 

A professora da Escola Municipal de Tempo Integral Vinícius de Moraes, Zulaneide Gomes Martins, que conheceu o Letras de Luz no 5º Salão do Livro, achou a iniciativa relevante. "Trabalhamos Machado de Assis o ano todo, e a peça nos deu a oportunidade de nos aproximarmos da época, com o figurino, música e linguagem apresentada. Como professora de literatura, posso afirmar que, hoje, existem inúmeros recursos para desviar a atenção do aluno dos livros, e o Letras de Luz cumpre esse papel, de tornar o hábito da leitura algo acessível e prazeroso, despertando aquele sentimento de encantamento que só um bom livro pode nos proporcionar", diz Zulaneide. 

 

 

Leitura


No quinto e último encontro da oficina de leitura, que aconteceu no início deste mês, dias 2 e 3 de dezembro, também nos municípios de Palmas, Brejinho de Nazaré, Lajeado e Porto Nacional, o foco foi a celebração da poesia em nosso dia a dia.

 

 

Heloísa Ramos, responsável pelas oficinas de leitura do projeto, o curso proporcionou aos professores participantes muita teoria, por meio de apostilas e muita leitura, seja de forma individual, apresentando seus trabalhos ou musicada. "Neste último encontro fizemos muita leitura de poesias, poemas musicados e um levantamento da memória, onde muitos professores relataram o pouco contato que tiveram com a poesia, descobrindo então que ela está em todos os lugares, seja em brincadeiras ou em cantigas de rodas".

 

 

"Cada aluno, durante a oficina, registrava suas leituras, fazia suas observações e relatava suas experiências ao longo das oficinas em um diário. E o que eu escutava em cada encontro eram relatos de como a leitura é importante na vida de cada um, e como é importante olhar esse hábito com outros olhos. O Letras de Luz inspira as pessoas, passa uma visão diferente do que é a leitura, e se  esforça para fazer parte da vida desses professores, para que eles consigam falar de leitura de forma individual, apresentando o seu ponto de vista, passando de forma verdadeira essa mensagem a seus alunos. Como educadora é uma experiência maravilhosa", diz Heloísa.

    
 
LETRAS DE LUZ
Projeto de incentivo à leitura, realizado pela Fundação Victor Civita, patrocinado pela EDP Energias do Brasil e apoiado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, que trabalha com três vertentes: a capacitação e apresentações teatrais, as oficinas de fomento à leitura e a doação de acervo literário a bibliotecas dos municípios envolvidos.

 

 

O projeto, que vem sendo realizado desde 2007, já atendeu 111 municípios. Nesta terceira edição estará beneficiando mais 40 municípios, divididos em 11 pólos, distribuídos nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Tocantins.

 

 

Aqui no estado, estão sendo desenvolvidas atividades em dois pólos, um em São Valério do Tocantins, beneficiando os municípios de Gurupi e Peixe, e outro em Porto Nacional, desenvolvendo ações em Brejinho de Nazaré, Lajeado e Palmas.