Reurbanização da Faixa Costeira de Porto Nacional

meio ambiente

Reurbanização da Faixa Costeira de Porto Nacional

Este programa teve como objetivo adequar o traçado urbanístico e a infraestrutura da faixa costeira de Porto Nacional ao reservatório. Para isso, os imóveis localizados nas áreas afetadas foram desocupados e inutilizados. A reurbanização melhorou as condições físicas e funcionais desta área da cidade, garantindo conforto e segurança para a população.

As áreas urbanas compreendidas na Faixa de Segurança foram utilizadas para uso comunitário e preservação ambiental. O projeto levou em conta as diretrizes da estrutura urbana existente, considerando valores da organização espacial e as normas municipais referentes ao uso do solo.

A infraestrutura viária foi adaptada e complementada para ajustar-se às novas necessidades. As vias circulatórias, como a Av. Joaquim Aires e Av. do Contorno foram reconstruídas parcialmente e executadas duas novas pontes sobre o córrego São João.

O projeto também preservou a hierarquia do centro histórico e considerou como diretriz fundamental a relação entre a cidade e o rio, utilizando o setor reurbanizado como elemento de integração da comunidade com a natureza, criando espaços para atividades de lazer, esporte e cultura.

As ações relativas à reurbanização da faixa costeira de Porto Nacional estão concluídas. Todas as obras implantadas estão sendo utilizadas pela população de Porto Nacional e sua manutenção é de responsabilidade da Prefeitura Municipal.

A Investco tem ainda como prioridade promover a regularização fundiária da área de implantação da Av. Beira Rio e repassar seu domínio ao município de Porto Nacional. Desde outubro de 2006, são promovidas reuniões com o poder municipal para agilizar o processo de regularização fundiária da área da Av. Beira Rio e pelas propriedades remanescentes adquiridas pela Investco no local