Recomposição e Ampliação das Áreas de Turismo e Lazer

meio ambiente

Recomposição e Ampliação das Áreas de Turismo e Lazer

Status: concluído

O principal objetivo deste programa foi recompor e ampliar as potencialidades do setor de turismo e lazer, levando-se em conta a existência dos bancos de areia que formavam praias sazonais em Palmas e Porto Nacional, e eram exploradas turisticamente pelos municípios nos meses de junho a agosto. A implantação de praias permanentes nos dois municípios criou condições para ampliação do potencial turístico, agora com suas margens banhadas pelo lago da Usina. As praias foram concebidas e construídas com toda a infraestrutura necessária para possibilitar qualidade de vida e bem-estar da população.

As novas Praias da Graciosa e de Porto Real têm as condições necessárias para a prática de atividades recreativas, shows e esportes durante todo o ano. O lago também proporcionou condições para a implantação de novas praias, por iniciativa pública, como a do Prata, ARNOS, Buritis e Caju, em Palmas, prainha do Cartódromo, em Porto Nacional. Além disso, foram criadas uma praia em Ipueiras e outra em Brejinho de Nazaré, sendo os locais escolhidos pelo municípios e os projetos executivos implantados pela Investco.

As praias criadas se tornaram um ambiente ideal para a realização de esportes aquáticos como a natação, canoagem, vela e triatlhon, entre outros. Além disso, na faixa de areia das praias, foi possibilitada a prática de outros esportes, como vôlei de praia, futevôlei e futebol de areia.

Neste programa, foram implantados subprogramas. Um deles, em parceria com a Fundação Cultural do Estado, tratou do Resgate do Patrimônio Arquitetônico, Histórico e Cultural de Porto Nacional. Outro subprograma foi consolidado com a reforma do Seminário São José e restauração da Igreja Nossa Senhora das Mercês, em Porto Nacional, a construção da sede da Agência de Meio Ambiente e Turismo (AMATUR), em Palmas, obra de arquitetura peculiar e com características regionais e a total remodelação do Balneário Ilha Verde, local de lazer das famílias e turistas de Lajeado.