edp news

Investco beneficiou mais de 14 mil pessoas em 2011

Sexta-feira 16, Março 2012


A Investco S.A., responsável pela construção e geração da UHE Luís Eduardo Magalhães - Lajeado, por meio do Instituto EDP, instituição que coordena as ações socioambientais do Grupo EDP no Brasil, desenvolveu em 2011 sete programas no Estado do Tocantins que contribuiram para melhoria na qualidade do ensino público, acesso à cultura e inclusão social. Entre os programas estão o EDP Solidária, Diálogo EDP Solidária, EDP nas Escolas, EDP Amiga da Criança, EDP Cultura, Natal Solidário e o Boca Livre. Juntos, beneficiaram aproximadamente 14 mil crianças e jovens, ao longo do ano passado.


O EDP Solidária apoiou o projeto Espaço Zig Zag, do Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco e o Esporte e Cidadania - da Associação dos Chacareiros e Moradores do Reassentamento do Luzimangues. As ações beneficiaram cerca de 177 crianças, jovens e adultos e estimularam práticas sociais nas áreas de educação, assistência social e desenvolvimento regional. Em março, aconteceu o Diálogos EDP Solidária, que teve como objetivo reunir as organizações sociais e escolas, apoiados pelo Instituto EDP e as empresas do Grupo, para debates sobre temas atuais e apresentação da metodologia utilizada no programa EDP Solidária.


O EDP nas Escolas tem como objetivo melhorar a qualidade da vida escolar de alunos de escolas públicas municipais. O programa aconteceu no município de Lajeado, contemplando Escola Municipal Sebastião Sales Monteiro e 280 alunos. O projeto desenvolveu diversas ações, como entrega de kits escolares, teatro nas escolas, auxílio do ambiente escolar, concursos culturais e capacitação de professores, além da conscientização para o uso racional e seguro de energia elétrica.


O concurso Arte com Energia, que faz parte do EDP nas Escolas, incentivou alunos e professores a discutir um tema de relevância social, integrando arte e energia. O tema escolhido em 2011 foi o "Plantei uma floresta no coração!", em homenagem ao Ano Internacional das Florestas. A apresentação da temática foi por meio de vídeo realizado pelos estudantes. Ainda neste programa, aconteceu o Teatro nas Escolas com a peça "Compartilhágua" sobre preservação ambiental e o compartilhamento das águas, com o intuito de mostrar que a consientização ambiental em conjunto com mudanças de atitudes é possível manter o planeta limpo.

O EDP Amiga da Criança apoiou os projetos Candeia, da CEDECA - Glória de Yvone e Educando e Capacitando a Comunidade, do COMSAUDE - Comunidade de Saúde, Desenvolvimento e Educação, nos municípios do entorno da usina, que contribuíram para o desenvolvimento pessoal, físico, social e cultural de cerca de mil crianças, adolescentes e jovens.


O EDP nas Artes - prêmio de artes plásticas promovido pelo Instituto Tomie Ohtake - e o Teatro a Bordo fizeram parte do EDP Cultura. O primeiro é um projeto que tem duração de dois anos, onde são valorizados e capacitados jovens artistas nacionais. Para este prêmio, foram realizadas palestras e oficinas em Palmas, além do workshop de lançamento que ocorreu em novembro do ano passado. Em 2012 acontecerá a premiação e exposição das obras vencedoras. Já a intervenção cultural, Teatro a Bordo, realizou 35 atividades para um público de 12 mil espectadores.

O Natal Solidário contou com a participação de colaboradores voluntários da Investco que realizaram intervenções com os 33 idosos da instituição Abrigo São João XXIII. Os idosos tiveram um dia de descontração com os voluntários, além da entrega de alimentos e mantimentos para a entidade.


Neste ano, o Boca Livre recebeu quatro convidados para palestrar sobre assuntos do cotidiano. A EDP no Brasil contou com a presença de Márcio Svartman, Drauzio Varella, Fabio Feldmann e Raí de Oliveira. Este programa era destinado somente para os colaboradores, mas foi estendido e está acessível a todos os stakeholders, via transmissão ao vivo pela TV Corporativa e pelo site do Instituto EDP.