edp news

Circuito Cultural e Esportivo Investco

Quinta-feira 15, Setembro 2011

Circuito Cultural e Esportivo Investco - Fase Esportiva

 

Sol, esporte, animação e uma boa energia marcaram a etapa esportiva do Circuito Cultural e Esportivo Investco, realizada entre os dias 12 e 14 de agosto! O evento faz parte da política de responsabilidade socioambiental da Investco e conta com o apoio da EDP, Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e prefeituras locais.

 

Na sexta-feira, 12, foi feita a cerimônia de abertura, com direito a show musical e fogos de artifício! Centenas de pessoas, entre atletas, colaboradores da Investco, representantes dos municípios e pessoas interessadas no Circuito estiveram presentes. Na ocasião, o Diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Investco, PG Meirelles, declarou a abertura do evento. Para ele, "com o Circuito, a Investco leva à toda comunidade do entorno do reservatório atividades de educação ambiental, cultura, esporte e lazer. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da conservação ambiental aliada ao desenvolvimento sustentável, aproveitando os usos múltiplos do reservatório da Usina".

 

Circuito + Remando no Lago = Sucesso

 

No sábado, a animação começou logo com os primeiros raios de sol! Acampados na praia, um grupo de canoístas paraenses aproveitou a proximidade com o lago para começar o aquecimento mais cedo. Durante as manhãs de sábado e domingo, mais de cem atletas da canoagem disputaram, remada a remada, o Circuito Investco de Canoagem Maratona. Entre os destaques, vários atletas do projeto Remando no Lago, inclusive o tocantinense Rogério índio, que atualmente integra a Delegação Brasileira de Canoagem. De acordo com a categoria, os canoístas percorreram entre 10km e 25km e os grandes campeões foram Audria do Socorro, Flávio Júnio, Joaquim de Assis, Deividy Dias, Juli de Oliveira e Miriam Barbosa, em suas categorias.

 

Clique aqui para saber mais sobre o Projeto Remando no Lago!

 

Velocidade, garra e determinação

 

Na tarde do dia 13, foi a vez de centenas de triatletas tomarem a Praia da Graciosa. Vindos dos quatro cantos do país, os atletas desafiaram o calor e proporcionaram um verdadeiro espetáculo entre os 750 metros de natação, 20km de bicicleta, e 5km de corrida que se separavam os triatletas do pódio. Entre os atletas, vários colaboradores, prestadores de serviço e pessoas ligadas à Investco. Os grandes campões foram Santiago Ascenço, no masculino, e Taty Porto, no feminino.

 

Enduro a Pé e as Trilhas de Palmas

 

Entre as matas conservadas do entorno do reservatório e trilhas próximas à Praia da Graciosa, os 180 participantes do Enduro a Pé Corporativo, divididos em 30 equipes, percorreram cerca de 8km com muita atenção à regularidade. Nas provas de enduro, o importante não é a velocidade, mas manter um ritmo constante durante todo o trajeto. A equipe campeã foi a Pés Dez.

 

Teatro a Bordo

 

O Circuito Cultural e Esportivo Investco continuou a todo vapor! Após a parte esportiva, realizada entre os dia 12 e 14 de agosto, o Teatro a Bordo levou educação ambiental, cultura e lazer às cidades do entorno do reservatório da Usina.

 

No domingo, 21, a apresentação foi em Palmas e proporcionou muita alegria e educação ambiental para centenas de pessoas. A peça Amigo Floraral, apresentada por João Bá, Levi Ramiro, João Arruda e Nanah Correia, passou uma bela mensagem sobre a importância da conservação do meio ambiente, por meio de histórias sobre a vida de animais e plantas.

 

Já o espetáculo de Circo Teatro Bufonarias II, garantiu as gargalhadas com as trapalhadas dos palhaços Fusquinha, Tangará, Farofa Fofa e Plocki. A apresentação contou com muita interatividade com os espectadores e ressaltou a importância da amizade entre as pessoas.

 

Este ano, as atividades foram diferentes, de acordo com cada cidade. Além da peça Amigo Folharal e do espetáculo Bufonarias II, o Circuito levou às cidades do entorno do reservatório da UHE Luís Eduardo Magalhães a peça A água que fugiu do lago, manifestações culturais da cidade e uma sessão de cinema com filmes curta metragem, além de uma intervenção teatral sobre o meio ambiente. Com "A água que fugiu do lago", o público presente interagiu com os artistas e aprendeu o porquê de não jogar lixo no lago.

 

A mensagem de conservação, pregada em diversas atividades socioambientais da Investco, já está se firmando na comunidade, como pôde ser visto nas apresentações locais: cinco crianças se apresentaram por meio de dança e poesia sobre a necessidade de proteger o meio ambiente