edp news

Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona.

Segunda-feira 21, Setembro 2009

Finalizada a programação cultural do 8º Aniversário do Lago, foi realizado nos dias 22 e 23 de agosto, na Praia da Graciosa, o Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona. Ao todo foram realizadas 24 provas em diferentes categorias, com atletas representando os estados do Tocantins, Pará, Bahia, Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Distrito

Federal, fazendo deste o campeonato mais brasileiro.

O evento, além de premiar os campeões nacionais da modalidade, foi válido como seletiva brasileira para a disputa do Campeonato Mundial de Canoagem Maratona, realizado de 16 a 20 de setembro na cidade de Crestuma, em Portugal.

Foram disputadas provas de 3 a 20km de distância, nas categorias K1 e K2 Senior, C1 e C2 Senior, K1 e K2 Junior, C1 
C2 Junior, K1 e K2 Master e K1 Escola Infantil masculino, além da K1 Única feminina, K1 Menor, C1 Cadete e K1 Escola Paraolímpico, padronizadas pela CBCa - Confederação Brasileira de Canoagem.

Nas competições de Canoagem Maratona o atleta percorre uma longa distância em um percurso designado pelos organizadores do evento. Nesta prova, cada canoísta teve que percorrer o percurso pela água e transportar sua embarcação pelo portage - passagem terrestre obrigatória para os atletas percorrerem carregando sua canoa, e só então voltar à água para continuar o trajeto da prova. Essa é uma das modalidades mais praticadas nesta região devido aos seus grandes rios, como o Tocantins, o primeiro a receber um evento nacional da CBCa na região norte do país.

Para o presidente da Federação Brasileira de Canoagem, João Tomasini, a estrutura deste Campeonato atendeu as expectativas as CBCa, o nível técnico dos competidores estava muito bom, não deixando a desejar para os campeonatos mundiais. Tomasini também elogiou as condições do Lago, e classificou-o como excelente para a prática do esporte.

Entre os canoístas de destaque que participaram deste Campeonato está Sebastian Cuatrin, maior nome do esporte no cenário nacional, que já representou o Brasil em 4 olimpíadas, além de ter conquistado mais de 115 títulos brasileiros. "A prova de maratona é uma prova difícil, pois faz com que a gente tenha um desgaste maior, pelo fato do canoísta utilizar mais os braços", confessa Cuattrin. De acordo com o atleta, o percurso aproveitou bastante o cenário do Lago. "Podemos curtir bem as riquezas naturais, as obras que foram feitas e a qualidade da água". Outro fato que chamou a atenção do atleta foi a aproximidade com o público, graças ao portage estar próximo a estrutura do evento. "O apoio que o público deu foi fundamental para que o atleta se sentisse motivado a finalizar aprova", diz Cuattrin.  


Não devemos esquecer dos nossos representantes tocantinenses - ao todo foram 11 atletas, como o canoísta Rogério Rodrigues de Queiroz, mais conhecido como "Índio", que conquistou o segundo lugar na categoria K1 Master, numa disputa acirrada com Sebastian Cuattrin.

Confira como foi.