edp news

Projeto Educar com Arte desenvolve educação ambiental em Taquaruçu

Terça-feira 30, Junho 2009

Neste último sábado, 7 de março, em Taquaruçu, aconteceu a Oficina de biofertillizantes, primeira realização do projeto Educar com Arte, que contou com a participação de moradores e agricultores locais. Promovido pelo Movimento Ecológico de Taquaruçu - META, o projeto conta com o patrocínio da Investco, por meio do Instituto EDP, e parcerias como a da Redesat, Universidade Federal do Tocantins - UFT, entre outros.

 

 

O Educar com Arte, realizado junto à comunidade de Taquaruçu, iniciou suas atividades em janeiro deste ano. De lá para cá, vem se estruturando com a participação de toda a comunidade local. O projeto tem por objetivo ser um núcleo articulador comunitário, onde possa ser agente facilitador e capacitador sobre a temática ambiental, por meio de oficinas, debates, intervenções sócio-ambientais e culturais, promoções de eventos, entre outras atividades.

 

 

Esta foi a primeira oficina realizada pelo projeto, que contou com a participação da comunidade local, como a de Hudson Terêncio de Souza, agricultor e presidente da Associação dos Produtores Rurais do Vale do Taquaruçazinho e Mutum. De acordo com Hudson, a parceria com o projeto é importante, pois incentiva os agricultores a buscar aperfeiçoar seus conhecimentos. "A maioria da produção destes agricultores é de subsistência, pouca coisa é comercializada. Com a prática do que aprendemos aqui facilitará muito o nosso trabalho, reaproveitando o que seria jogado fora, conseqüentemente produzindo alimentos de melhor qualidade", ressalta o agricultor.

 

 

Um exemplo bem sucedido da prática que vem sendo desenvolvida pelo Educar com Arte é o do jovem João Berto Alves Glória, morador de Taquaruçu, que desde janeiro vem sendo capacitado, e que agora ajudará a capacitar outras pessoas. Para Ândrea Bangoim, coordenadora do projeto, "o ideal de sustentabilidade é o que norteia as ações do Educar com Arte, e o João é um exemplo disso". De acordo com a coordenadora do projeto, a idéia é que ao decorrer destas oficinas seja desenvolvida uma horta comunitária totalmente orgânica.

 

 

Durante a semana a programação do projeto conta com a realização de atividades com jovens de 12 a 18 anos, por meio de oficinas de edu-comunicação, como as de rádio e produção de impresso, onde serão veiculadas matérias sobre o que vem sendo realizado pelo Educar com Arte por toda a capital. No que se refere à artes, serão trabalhados pintura em recicláveis, teatro, música e literatura de cordel, sempre relacionados a temática ambiental. E aos finais de semana, serão trabalhadas oficinas rápidas, destinadas à capacitação.