Monitoramento Hidrogeológico

meio ambiente

Monitoramento Hidrogeológico

Status: Concluído

Este programa cuidou dos aspectos relativos à hidrogeologia, ou seja, o comportamento do lençol freático em áreas específicas, no entorno do reservatório, especialmente as áreas urbanas efetivamente ocupadas dos municípios de Palmas e de Porto Nacional. Os trabalhos foram realizados na fase rio, início da construção, e na fase reservatório, após a implantação da Usina.

Os dados obtidos na fase rio permitiram simular virtualmente as condições futuras das áreas monitoradas, orientando assim a ocupação do solo. Os dados da fase reservatório foram confrontados com os resultados obtidos na simulação e permitiram a consolidação de uma base de informações, que podem ser utilizadas no planejamento de ocupação destas áreas.

Como parte integrante das atividades desenvolvidas, destaca-se a complementação do mapeamento geológico-geotécnico iniciado durante a elaboração do Projeto Básico Ambiental, a instalação de piezômetros, a realização de investigações de sub-superfície com levantamentos geofísicos e ensaios de campo. Os estudos aconteceram de novembro de 1999 a dezembro de 2003.

As ações previstas neste programa foram concluídas e os resultados obtidos não indicaram impactos significativos nas áreas monitoradas, em especial no que se refere à elevação do nível do lençol freático em áreas urbanizadas antes da formação do reservatório. Com base nos resultados obtidos das medidas de nível freático, realizados durante estes 5 anos, observou-se que, principalmente nas áreas urbanas, o nível freático se encontra estabilizado, com elevação nas áreas marginais ao reservatório, limitando-se a uma distância em geral de 100m da margem.