Monitoramento e Estabilização de Encostas Marginais

meio ambiente

Monitoramento e Estabilização de Encostas Marginais

Status: Concluído

Neste programa, foi promovido o monitoramento de encostas marginais ao reservatório, incluindo o detalhamento das características geológico-geotécnicas destas regiões. Os trabalhos focaram as áreas potencialmente suscetíveis à erosão, especialmente na região da Serra do Lajeado próxima do reservatório e nas áreas urbanas e periurbanas de Palmas e Porto Nacional.

Algumas atividades deste PBA foram desenvolvidas em conjunto com o Programa de Monitoramento Hidrogeológico (PBA 2). Com o desenvolvimento das ações deste programa, foram indicadas medidas mitigadoras específicas, que por sua vez foram implementadas no contexto de outros programas ambientais, especialmente os Programas de Recomposição e Melhoria da Infra-estrutura Viária, Elétrica e Sanitária (PBA 15) e Reurbanização da Faixa Costeira de Porto Nacional (PBA 17).

Ainda que as ações determinadas neste programa tenham sido concluídas, são promovidas periodicamente vistorias preventivas nos locais monitorados e nos locais onde foram executadas obras de proteção das encostas. Estas vistorias passaram a incorporar a rotina da fase operacional da Usina.