Faixa de Proteção do Reservatório: Zoneamento e Reflorestamento

meio ambiente

Faixa de Proteção do Reservatório: Zoneamento e Reflorestamento

Status: Concluído

Em função de suas peculiaridades, este programa foi dividido em dois sub-programas: o primeiro trata do de uma área de aproximadamente 350 hectares, distribuídos em vários pontos estratégicos do entorno do reservatório e ilhas, com o plantio de cerca de 424 mil mudas de espécies nativas do cerrado. Pelo programa a Investco ainda adquiriu mais de 5.000 hectares de terras para serem utilizadas como áreas de proteção ao reservatório.

O segundo sub-programa trata do Zoneamento da Faixa de Proteção do Reservatório, que é a região das Áreas de Preservação Permanente (APP) e as áreas de inundação para uma eventual cheia excepcional.

Com a Resolução 302 de 2002 do Conama, o empreendedor ficou obrigado a elaborar um “Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno de Reservatório Artificial”. O plano foi elaborado e entregue ao Naturatins, seguindo o Termo de Referência e incluindo diversas exigências e recomendações dos órgãos ambientais.

Atualmente este plano está aprovado e disponível no site do Naturatins para consulta pública pelos interessados nos usos do reservatório e entorno.