Adequação dos Serviços Públicos Durante a Construção

meio ambiente

Adequação dos Serviços Públicos Durante a Construção

Status: Concluído

Nos municípios que receberam trabalhadores para a construção da Usina, a Investco implementou ações voltadas à educação, saúde, segurança e saneamento, desenvolvidas a partir de recomendações baseadas em situações similares já monitoradas em empreendimentos hidrelétricos similares.

Para isso, foram realizados estudos dos municípios de Palmas, Miracema do Tocantins, Lajeado, Miranorte e Tocantínia, levando-se em conta a infraestrutura em saúde, educação e saneamento existente em cada local, bem como a população anterior ao início da obra e a estimativa da população atraída pelo empreendimento. As adequações propostas foram apresentadas, implantadas nos municípios e já foram concluídas.

As ações incluíram repasses financeiros, compra de ambulância, compra de caminhão, trator, construções, reformas e ampliações de postos de saúde, delegacia, hospital, escola e elaboração de projeto de aterro sanitário, entre outras.

Um destaque foi a ampliação do Hospital de Miracema, do Posto de Saúde de Lajeado e a construção da de Triagem e Compostagem (UTC) de Lajeado, cujo projeto e capacitação dos operadores foi feito por técnicos da Universidade de Viçosa, de Minas Gerais. A obra serve de referência para os municípios interessados e dispõe de equipamentos modernos, como esteira de triagem, triturador, peneira rotativa, prensa hidráulica para compactar os produtos recicláveis. Há ainda um pátio de compostagem para processamento do lixo orgânico e produção de adubo e área para aterramento do material inerte.