edp news

Workshop escada para peixes

Tuesday 03, August 2010

Foi realizado na Universidade Federal do Tocantins, dia 03 de agosto, um workshop sobre sistemas de transposição de peixes na escada da UHE Luís Eduardo Magalhães - Lajeado, em decorrência do programa ambiental de conservação da ictiofauna. Pela manhã o ciclo de palestras contou com a participação do Professor Doutor Sérgio Agostinho da UFT falando a Seletividade e gradiente longitudinal e do Dr. Fernando Mayer Pelicice, também da UFT com a palestra sobre Movimento Descendentes.

 

 

No período da tarde houve a palestra da Dra. Leda Maria Koelblinger Sodré, da Universidade Estadual de Londrina, seguido por debates. A Dra. Leda apresentou um estudo de caso das escadas para peixes das hidrelétricas de Canoas I e II no Estado de São Paulo. Este estudo trata da Genética da Conservação.

 

 

Para a professora, o estudo feito na escada para peixe da UHE Luís Eduardo Magalhães - Lajeado é único e traz mudanças para toda comunidade cientifica. Antes se acreditava que as escadas serviam como ferramenta de manejo e hoje o estudo demonstra o contrario, conclui a professora.

 

 

O evento contou ainda com a participação de técnicos do IBAMA e do Naturatins, além de alunos do curso de Biológica da UFT.